Ouvidoria lança espaço exclusivo para eleitores no Fala Cidadão


Imagem:Tre-BA


O eleitor baiano ganhou uma área exclusiva no espaço Fala Cidadão, sistema da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).  Na seção, o eleitor poderá consultar suas demandas, registrar novas ocorrências e ainda responder a uma pesquisa de satisfação.  De acordo com o chefe da Ouvidoria, Venicios Belo, “a ferramenta facilitará demais a vida do cidadão”.

Venicios Belo explica que o sistema ainda permite a complementação de solicitações, com a inclusão de novas informações, quando for solicitado pela Ouvidoria para esclarecimento de fatos apontados no pedido feito pelo cidadão.  Outra possibilidade que o espaço permite é a solicitação de reconsideração da resposta recebida pela Ouvidoria.  O sistema foi lançado em abril deste ano para auxiliar o eleitor a registrar elogios, dúvidas, sugestões de melhorias, fazer denúncias ou reclamações.  “Todo o histórico de contatos do eleitor com a Justiça Eleitoral fica salvo no portal”, informa o chefe da Ouvidoria. 

Para registrar uma manifestação, o cidadão deverá selecionar a demanda pretendida e seguir os demais passos solicitados pelo sistema. Será necessário ainda, descrever a solicitação, adicionar o município e o local de ocorrência. O envio de anexo é opcional. Todo o andamento do registro poderá ser acompanhado pelo interessado. O sistema também permite fazer solicitações através da Lei de Acesso à Informação (LAI) e o Exercício de Direito, previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

“Seguindo o processo de modernização, a Ouvidoria do TRE lançou esta ferramenta para o eleitor ficar conectado com a Justiça Eleitoral. Vale lembrar que o papel da Ouvidoria é estar ao lado do cidadão, como um elo entre a Justiça Eleitoral e a comunidade”, explica Venicios Belo. 

O Fala Cidadão foi desenvolvido através de uma parceria entre a Ouvidoria e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-BA, com a participação da fábrica de softwares, que oferece soluções tecnológicas para o Regional baiano.

Fonte: TRE/BA

0 Comentários